quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Língua portuguesa pode mudar em 2008


Por Edilson Flores

Voo, linguiça, leem e jiboia. A princípio, quem lê essas palavras, escritas dessa forma, chega a seguinte conclusão, devido aos erros de português: “Esse tal de Edilson escreve muito mal”.
Porém, quero que lembrem que esses erros podem ser temporários, afinal, como já devem saber, a partir de 2008 a língua portuguesa pode passar por uma grande reformulação.

Para quem está por fora, um acordo entre os membros da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), se assinado por Portugal e Cabo Verde (únicas aprovações pendentes), unificará, parcialmente, o terceiro idioma mais falado no mundo ocidental.

No Brasil - que já assinou o acordo - 0,45% das palavras serão alteradas e o alfabeto passará a conter 26 letras, ao invés das atuais 23. O “K”, o “W” e o “Y” serão incluídos.


Outras mudanças:

- O fim do trema (Ex.: “seqüencia” (ERRADO) / “sequencia” (CERTO);
- O acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer" (crêem), "dar" (dêem), "ler" (lêem) e "ver" (vêem) serão substituídos por "creem", "deem", "leem" e "veem";
- O acento circunflexo dos hiatos também será abolido - Ex.: “enjôo” (ERRADO) / “enjoo” (CERTO).
- As palavras “para” e “pára” serão escritas da mesma forma – Ex.: PARA (sem acento).

Uns dizem que o acordo tornará internacional o português brasileiro, outros acham que causará confusão, pelo menos no início, já que será necessário um longo período de adaptação às novas formas de escrita.

Sinceramente, como ainda não estou convencido “das grandes melhorias para o país”, que as mudanças ortográficas trarão, acho as mesmas, inúteis.

Sou daqueles que defendem que há coisas muito mais importantes para resolver no Brasil (saúde, educação segurança pública, desemprego, corrupção...) antes de mudarmos a língua.

Ah, só para constar, quanto as palavras escritas de forma errada, no início desse texto, fiz de propósito ok (viram o ok? É, estou me adaptando a “grande conquista do país”, a mudança ortográfica – já usei o “K” por conta).


Um comentário:

Fabiane Bastos disse...

A não ser pela abolição do trema (coisa que fiz a anos), o resto é pura perda de tempo!