quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Faremos uma grande Copa do Mundo...mesmo que isso desagrade a muitos!



Por Edilson Flores

É impressionante a arrogância de alguns cidadãos estrangeiros (de países "desenvolvidos"), em relação aos países latino americanos, principalmente, o Brasil!

Após o anúncio oficial, nesta terça-feira, em Zurique (Suíça), de que o Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014, a ignorância de uma prepotente jornalista canadense - cujo nome se quer deva ser lembrado - me chocou profundamente.

A pseudo intelectual iniciou a série de perguntas à delegação brasileira, presente ao evento, questionando Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), sobre o que será feito até 2014 para diminuir o alto número de homicídios no Brasil, para que as pessoas que forem ao mundial tenham mais segurança.

Revoltado com a pergunta, Teixeira respondeu que a violência não é um privilégio do Brasil e lembrou que em uma competição esportiva, realizada recentemente no Canadá, policias locais agrediram atletas de outros países. Ele também mencionou alguns assassinatos em série, ocorridos em escolas européias e americanas.

É lógico que os confrontos entre policiais e traficantes engordam cotidianamente o conteúdo dos veículos de comunicação, mas será que nas mesmas edições de um telejornal, por exemplo, os crimes bárbaros que vemos, só acontecem em nosso país?

Não posso afirmar, mas a pergunta desta jornalista, deixa bem claro, pelo menos para mim, que esta cidadã só conhece o Brasil através de números, pesquisas e informações que chegam até ela. Afinal, a jornalista canadense me parece ser mais uma daquelas pessoas que gostam de analisar uma situação de fora para dentro, ou seja, não creio que ela tenha morado, alguns meses que fosse, no Brasil, o que lhe daria a oportunidade de falar sobre nosso país com mais conhecimento de causa.


Alma de vira-lata

O pior é que, falar mal do Brasil, só para ser do contra, não é privilégio de alguns estrangeiros. Tenho ouvido opiniões de colegas jornalistas (BRASILEIROS) que insistem em criticar os estádios do país e afirmar que estes não têm condições de sediar jogos de Copa do Mundo. Mas colegas, sete anos antes da realização de uma Copa do Mundo, nenhum país tem condições. Ou acham que a Alemanha, por exemplo, em 1999 já tinha os excepcionais estádios que abrigaram o mundial de 2006? Santa 'ingenuidade'!

Essas opiniões que afirmam só existir coisas ruins aqui, de que os outros são perfeitos e nós não temos competência para fazer nada, já é extremamente irritante quando vinda do exterior, mas quando são ouvidas dentro de nosso próprio país, causa-me tristeza, por serem ditas por pessoas que nasceram no Brasil, porém, com almas de vira-latas, que acham que o do vizinho é sempre melhor. Estes não conhecem o verdadeiro significado de ser brasileiro e a força que o país possui.

Calma gente! Devemos sim, pressionar nossos governantes, para que tudo seja feito organizadamente, dentro dos prazos e sem corrupção, mas também devemos acreditar que podemos fazer uma das maiores e melhores copas de todos os tempos, afinal, tenho certeza de que, se o país se unir, seremos capazes de tal feito!

Nenhum comentário: