sábado, 7 de julho de 2007

Jornalismo cidadão

Jornalismo Cidadão, ou Jornalismo Participativo ou ainda Jornalismo Colaborativo é uma idéia de jornalismo na qual o conteúdo (texto + imagem + som) é produzido por cidadãos comuns apenas ou em colaboração com jornalistas profissionais. Esta prática se caracteriza pela maior liberdade na produção e veiculação de notícias, já que não exige formação específica em jornalismo para os indivíduos que a executam, mas, por outro lado, assim como outros sistemas colaborativos (como o wiki), carece de precisão e controle de qualidade sobre o conteúdo publicado.

O Jornalismo Cidadão ganhou força nos últimos anos a partir do advento das ferramentas de edição e publicação na internet como wikis, blogs e a popularização dos celulares equipados com câmeras digitais, além de outras NTICs.

Deve-se atentar que Jornalismo Cidadão não é sinônimo de Jornalismo cívico, que é o jornalismo profissional caracterizado pela cobertura jornalística dos veículos de imprensa voltada para o cidadão.

Outros termos para Jornalismo Cidadão são o original em inglês citizen journalism, networked journalism (jornalismo em rede), grassroots journalism (jornalismo de raiz), jornalismo amador, jornalismo participativo, jornalismo colaborativo ou jornalismo open source.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Leia o artigo na íntegra
http://http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_cidad%C3%A3o

Nenhum comentário: